quinta-feira, 23 de junho de 2011

Contra quem lutamos


Ele já tinha todas as rugas do tempo quando o encontrei pela primeira vez.

Queixava-se de que tinha muito a fazer Perguntei-lhe como era possível, que em sua solidão, tivesse tanto trabalho...

Ele respondeu:
- Tenho que domar dois falcões, treinar duas águias, manter quietos dois coelhos, vigiar uma serpente, carregar um asno e dominar um leão! – disse ele.

- Mas eu não vejo nenhum animal perto do local onde você mora.
Onde eles estão?
Ele então explicou:
- Estes animais todos os Homens têm!

- Os dois falcões se lançam sobre tudo o que aparece, seja bom ou mau.
Tenho que domá-los para que se fixem sobre uma boa presa.
São meus olhos!

- As duas águias ferem e destroçam com suas garras.
Tenho que treiná-las para que sejam úteis e ajudem, sem ferir a ninguém.
São as minhas mãos!

- Os dois coelhos, só querem ir aonde lhes agrada.
Fugindo de tudo e esquivando-se das dificuldades...
Tenho que ensinar-lhes a ficar quietos e tranquilos, mesmo que seja penoso, difícil ou desagradável.
São meus pés!

- O mais difícil é vigiar a serpente.
Apesar de estar presa numa jaula de 32 barras,
Quando mal a jaula se abre, já está sempre pronta para morder e envenenar os que a rodeiam.
Se não a vigio de perto, ela faz um enorme estrago.
É a minha língua!

- O burro é muito obstinado, não quer cumprir com suas obrigações.
Sempre alega estar cansado e se recusa a transportar a carga de cada dia.
É meu corpo!

- Finalmente, preciso dominar o leão...
Ele sempre quer ser o rei, o mais importante.
É vaidoso e orgulhoso.
É o meu coração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário