terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Desintoxique-se!

 
Desintoxique-se da idolatria

10º dia – Desintoxique-se da idolatria
Ao contrário do que se propaga, a idolatria não se verifica apenas em relação a imagens de santos ou efígies, na verdade, o amor e a confiança excessiva em algo ou alguém, seja quem for, é uma forma de idolatria. Colocar sempre em primeiro plano na sua vida um objetivo, bem material e até mesmo um familiar é um obstáculo para a pessoa se apegar totalmente a Deus.
“Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.” (Êxodo 20.3-4)
9º dia – Desintoxique-se dos maus olhos
Ter maus olhos é estar sempre pronto para ver as falhas e os erros dos outros e nunca o que é bom ou positivo. Pessoas assim vivem para criticar, pois, normalmente, só conseguem ver os defeitos, estão constantemente preocupadas com o que os outros fazem ou deixam de fazer, julgam, condenam e até vêm problemas onde não existem.
“São os teus olhos a lâmpada do teu corpo; se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; mas se forem maus, o teu corpo ficará em trevas.” (Lucas 11.34)
8º dia – Desintoxique-se da malícia
Quem é malicioso visa apenas os seus interesses pessoais, está sempre inclinado para o que é mau e negativo, faz sempre tudo com segundas intenções, desconfia de todos os que estão à sua volta, não vê sinceridade em ninguém e, principalmente, nos que lhe dizem a verdade.
“Irmãos, não sejais meninos no juízo; na malícia, sim, sede crianças…” (1 Coríntios 14.20)
7º dia – Desintoxique-se da avareza
Quando se fala em avareza, muitas vezes pensa-se logo no apego ao dinheiro ou apenas a bens materiais, quando este apego pode revelar-se sobre variadas coisas, tanto materiais, como o carro, a casa, ou até a pessoas, familiares ou amigos. A avareza faz a pessoa pensar que aquilo que ela possui é a sua maior riqueza ou razão de viver. Ela torna-se mesquinha, briga, discute, ofende por coisas banais e pequenas, sujeitando-se até mesmo ao ridículo de exigir coisas que não farão a mínima diferença.
“Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a AVAREZA, que é idolatria; por estas coisas é que vem a ira de Deus.” (Colossenses 3.5.-6)
6º dia – Desintoxique-se da auto-suficiência
A auto-suficiência leva a pessoa a pensar que já faz tudo ou sabe tudo, não aceitando quando é exortada ou ensinada. O pouco que ela tem, atribui ao esforço do seu braço ou ao conhecimento que detém, pensando que não é necessário mais nada, mas, se for, ela tem condições de resolver ou de fazer por si só!
“A soberba do homem o abaterá, mas o humilde de espírito obterá honra.” (Provérbios 29.23)
5º dia – Desintoxique-se da culpa
A culpa é revelada quando uma pessoa: se auto-condena; acredita que não tem valor; que não presta para nada; sente-se impotente; vive presa ao passado e incrimina-se por coisas que fez ou deixou de fazer. No entanto, a pessoa tem que se perdoar, pois Cristo morreu e ressuscitou para tirar toda a culpa, mediante o arrependimento sincero.
“Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça.” (1 João 1.9)
4º dia – Desintoxique-se da Religiosidade
Fazer sempre as mesmas coisas, muitas vezes movido por descargo de consciência, de forma sistemática… é o motivo por que a vida de muitos continua sempre na mesma condição: destruída e vazia. Porque se acomodam e muitas vezes pensam e até chegam a falar certas expressões que os seus antepassados usavam: “é a minha cruz…”; “o meu carma…”; “o meu destino…”, etc. São ideias que as religiões incutem nas suas mentes, fazendo-as tornar-se dependentes de doutrinas, costumes e tradições.
“Cuidado que ninguém vos venha a enredar com sua filosofia a vãs subtilezas, conforme a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo e não segundo Cristo…” (Colossenses 2.8)
3º dia – Desintoxique-se do Medo
O medo impede a pessoa de agir, de avançar, de descobrir o seus talentos e potencial, o medo fá-la agir sempre com desconfiança. É tão destruidor que leva a pessoa a acreditar que irá acontecer exatamente o que ela teme. E só há uma maneira de vencer o medo, que é enfrentando-o e combatendo-o! Se o tem, admita, detete, creia na Palavra de Deus, rejeite-o e desintoxique-se.
“O Senhor é o meu auxílio, não temerei; que me pode fazer o homem?” (Hebreus 13.6)
2º dia – Desintoxique-se da Mágoa
A pessoa que guarda e alimenta este sentimento, que é venenoso, corrosivo e destrutivo, não só fica contaminada, como também intoxicada. Enquanto a mágoa for mantida no coração, a pessoa é considerada uma assassina, pois está a assassinar a pessoa com a qual está magoada e, principalmente, a si mesma. Está comprovado pela ciência que a mágoa dá origem a inúmeras doenças, por isso, se deseja receber o perdão de Deus e o Seu Espírito, antes deve perdoar de todo o coração, pois só desta forma o Espírito Santo encontrará espaço para entrar e permanecer.
“E, quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, perdoai, para que vosso Pai celestial vos perdoe as vossas ofensas. [Mas, se não perdoardes, também vosso Pai celestial não vos perdoará as vossas ofensas.]” (Marcos 11.25-26)
1º dia – Desintoxique-se da Dúvida
A indecisão ou acreditar que se tomou a decisão errada são das piores coisas que existem em relação à fé! Assim atua a dúvida, fazendo a pessoa ficar dividida entre dar ouvidos à Voz de Deus ou à do mal. A Voz de Deus é a certeza, a convicção e quem manifesta a dúvida não consegue discernir uma da outra. A pessoa passa apenas a ouvir a voz do engano, fica ‘em cima do muro’, sem saber se se entrega totalmente ou se continua a viver à sua maneira, dividida! Mas não há como servir a dois Senhores.
“… pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento. Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa; homem de ânimo dobre, inconstante em todos os seus caminhos.” (Tiago 1.6-8)

FONTE: BLOG BISPO JULIO FREITAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário