segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Envenenada por outra raiz




Aqui vai algo que eu não sabia — e, provavelmente, nem você. De acordo com Paul Wray, um engenheiro florestal da Universidade de Iowa:
Árvores podem compartilhar sistemas de raiz. Se duas raízes da mesma espécie crescem próximas uma da outra, à medida que crescem em diâmetro, elas podem crescer juntas ou se enxertar uma na outra. Uma das implicações disso é quando uma árvore está infectada com doenças vasculares, estas podem ser transmitidas através dos enxertos na raiz.
Então, duas árvores crescendo lado a lado podem juntar suas raízes. Se uma das árvores está doente, ela pode transmitir a doença através de suas raízes à árvore saudável — mas, aparentemente, não o contrário. A raiz saudável não pode transmitir saúde à doente.

Estou começando a ver que essas semelhanças entre a vida das árvores e a vida das pessoas não são apenas coincidências. Como eu disse anteriormente, Deus nos ensina através da natureza.

A lição aqui é que se você se juntar com alguém que tem raízes ruins, as chances são de que essas raízes ruins vão estragar as suas — ao invés de suas raízes boas curarem as dele.

Com certeza isso lhe oferece um forte motivo para repensar suas amizades, colegas, sócios de negócios, futuro marido/esposa, e os efeitos que aqueles com quem você cresceu tiveram sobre você.

Nós não podemos curar as raízes ruins de outra pessoa. Ela têm que fazê-lo por si mesma. E para nós lidarmos com nossas próprias raízes, às vezes temos que cortar a má influência que outros tiveram ou continuam tendo sobre nós.

O Evento Raiz será mais forte do que qualquer um de nós possa imaginar.
 
Bispo Renato Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário